Experimento brasileiro vence competição e será levado à Estação Espacial Internacional

Neste mês, dez professores brasileiros, selecionados a participar do Programa Limitless Global Educator Program (LGEP) , apresentaram suas pesquisas para especialistas da indústria espacial, em Houston, Texas. Desde fevereiro, os professores têm trabalhado com seus alunos para projetar um experimento simples para voar em microgravidade e investigar ou demonstrar fenômenos científicos.

O programa é fruto de um Protocolo de Intenções assinado com o Limitless Space Institute e a IHS Towers , em fevereiro deste ano. Ministrado com foco na exploração espacial, o Global Educator realiza workshops virtuais mensais com percepções de palestrantes convidados para falar sobre a temática. Além disso, eles participam do LSI Summer Institute por uma semana, com representantes do LSI do Brasil e da Nigéria para workshops práticos.

“Essa parceria tem colaborado para fortalecer o conhecimento sobre as ciências e tecnologias espaciais de professores da Educação Básica. Além disso, promove o intercâmbio com professores e cientistas de instituições dos países envolvidos no projeto. Essa troca de experiência enriquece os conhecimentos técnicos, educacionais e culturais que serão repassados para os estudantes brasileiros”, afirma a Diretora de Inteligência Estratégica e Novos Negócios Substituta, Aline Veloso.

Cada equipe teve cinco minutos para apresentar sua ideia e responder às perguntas do painel sobre seu experimento. O LSI contabilizou as pontuações para selecionar o experimento mais viável para voar em microgravidade. O experimento vencedor foi o de Vanessa Simões da Silva Oliveira e seus alunos da 4ª e 5ª séries. O LSI continuará trabalhando com a equipe vencedora para ajustar e preparar seu experimento para a microgravidade nos próximos meses.

Fizeram parte do painel de especialistas o Kam Ghaffarian, presidente do conselho do Limitless Space Institute, presidente executivo da Axiom Space e presidente do conselho da Intuitive Machines; Kaci Heins, diretora-executiva da LSI; Lucie Lowe, cientista-chefe da Axiom Space; John Selmartin (Axiom Space); Chris Matty (Nasa); Tamara Cougar (Nasa) e Herb Baker (Nasa).

“Como Diretora-Executiva do Limitless Space Institute, estou incrivelmente orgulhosa de nossos educadores globais Limitless. Esse programa exemplifica nosso compromisso com o avanço da educação Stem por meio das lentes inspiradoras da exploração espacial. Ao capacitar os professores e seus alunos a se envolverem em experimentos científicos do mundo real, não estamos apenas promovendo uma compreensão mais profunda da ciência espacial, mas também despertando uma paixão pela descoberta e inovação que moldará o futuro”, afirma Kaci Heins.

A próxima fase do programa envolve a continuação do treinamento presencial em educação Stem do LSI com os professores de Natal, Brasil, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, realizado nas instalações do CVT-E. Eles também estão animados para expandir seu alcance convidando 60 professores locais para um dia de desenvolvimento profissional em educação espacial. Esse evento será ministrado pelos dez Educadores Globais Limitless, que compartilharão o que aprenderam no programa e transmitirão seu conhecimento e inspiração como embaixadores.

Confira os experimentos brasileiros que participaram da seleção em Houston:

• Professor: Vanessa Simões da Silva Oliveira (projeto vencedor)

Escola: Escola Municipal Jaguariaíva – Curitiba, Paraná

Nome do experimento: Momentum Transfer and Conservation

Campo da pesquisa: Física

Resumo do experimento: compreender os conceitos de conservação de momento e transferência. Enviaremos duas bolas de massas diferentes para colidir uma com a outra e ver como ambas se movem em um ambiente de microgravidade.

• Professor: Diego Rodrigues Gonçalves

Escola: Escola Municipal Integração – Vinhedo, São Paulo

Nome do experimento: Growing Crystals on Microgravity

Campo da pesquisa: Química, Física e Biologia

Resumo do experimento: comparar o crescimento de cristais inorgânicos e orgânicos na Terra (gravidade normal) e na Estação Espacial Internacional (microgravidade). Queremos descobrir se a ausência de gravidade altera o tamanho, a forma e a qualidade dos cristais no mesmo período de tempo.

• Professor: Erica Scheffel

Escola: Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira – Macaé, Rio de Janeiro

Nome do experimento: Mind in Space

Campo da pesquisa: Neuropsicologia e Ciência da Computação

Resumo do experimento: verificar se é possível usar jogos para detectar alterações nos níveis de atenção, memória, raciocínio lógico e controle emocional dos astronautas sob os efeitos da microgravidade.

• Professor: Fábio Fialho Meneghesso

Escola: Centro de Línguas, Inovação e Criatividade (Clic) – Belo Horizonte, Minas Gerais

Nome do experimento: Cactus Water

Campo da pesquisa: Biologia

Resumo do experimento: o cacto é uma planta que armazena água que pode ser consumida. O experimento busca entender como o cacto se comporta em relação ao armazenamento de água em microgravidade.

• Professor: Francisco de Assis Sousa

Escola: Instituto Federal de Catu, Bahia

Nome do experimento: Study of tomato ripening in space

Campo da pesquisa: Biologia e Química

Resumo do experimento: observar o amadurecimento de tomates em um ambiente de maior radiação com a aplicação de um produto natural em sua superfície, desenvolvido para retardar o processo de amadurecimento e comparar com um sem aplicação. Os tomates devem ser colocados em recipientes transparentes, como sacos; e fotos diárias devem ser registradas para verificar se há diferença entre eles com o passar dos dias.

• Professor: Francisco Augusto da Silva Neto

Escola: Instituto Federal de Apodi, Rio Grande do Norte

Nome do experimento: Experimental Analysis of Water Surface Under Gravitational Effects

Campo da pesquisa: Física

Resumo do experimento: estudar como a tensão superficial da água e a formação de gotículas são influenciadas pela gravidade em diferentes superfícies, como vidro, plástico e metal, quando comparadas entre a Terra e as condições de microgravidade na Estação Espacial Internacional.

• Professor: Laura Braun Cano

Escola: Escola Municipal Cecilia Meireles e Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade – Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul

Nome do experimento: Seed storage using recycled paper

Campo da pesquisa: Biologia

Resumo do experimento: usando papel reciclado com sementes já cultivadas na ISS, os alunos querem entender se esse papel é mais tolerante à umidade e se o crescimento da planta ocorre na mesma velocidade que o plantio direto das sementes.

• Professor: Lucas Teixeira Picanço

Escola: Escola Estadual Senador João Bosco – Parintins, Amazonas

Nome do experimento: Effects of microgravity on Jambu germination and growth

Campo da pesquisa: Física, Biologia e Química

Resumo do experimento: a ideia do experimento é investigar e comparar os efeitos da microgravidade na germinação e no crescimento inicial do jambu (Acmella oleracea), avaliando parâmetros como a taxa de germinação, a orientação e o desenvolvimento de raízes e caules e a absorção de água e nutrientes.

• Professor: Renato Oliveira Targino

Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Fortaleza, Ceará

Nome do experimento: 3D Resonance Patterns in Microgravity

Campo da pesquisa: Matemática e Física

Resumo do experimento: este experimento tem como objetivo estudar a formação de padrões de ressonância acústica tridimensional em um ambiente de microgravidade usando uma estrutura transparente preenchida com partículas finas e sujeita a frequências variáveis.

• Professor: Sandra Maria do Nascimento

Escola: Centro de Ensino Senador Clodomir Millet – Timon, Maranhão

Nome do experimento: Measure the interfacial tension between vegetable oil and water in microgravity

Campo da pesquisa: Física

Resumo do experimento: mensurar a tensão superficial usando uma pipeta de precisão e injete pequenas quantidades de óleo vegetal em um recipiente transparente de água e grave com uma câmera de alta resolução em momentos diferentes para captar imagens ou vídeos da interface entre o óleo e a água.

FONTE: EBC

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