Conheça os sítios arqueológicos brasileiros que são considerados patrimônio cultural

Que o Brasil é um país rico tanto em sua diversidade cultural, quanto em sua natureza cheia de biomas e espécies, todo mundo já sabe. Mas você sabia que são mais de 26 mil sítios arqueológicos em todo o país registrados junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)? Apenas neste ano, quatro dessas raridades foram descobertas em terras indígenas no Pará.

Os sítios arqueológicos são lugares onde é possível encontrar evidências de atividades humanas, como pinturas rupestres, construções antigas, túmulos e artefatos, que simbolizam e representam determinado momento histórico da região.

A proteção dos bens de natureza arqueológica está presente desde a criação do Iphan, órgão que regula os patrimônios históricos e culturais do país. Reconhecidos como parte integrante do Patrimônio Cultural Brasileiro pela Constituição Federal de 1988, os bens de natureza material de valor arqueológico são definidos e protegidos, sendo considerados bens patrimoniais da União.

Todos os sítios arqueológicos têm proteção legal e quando são reconhecidos devem ser cadastrados no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA).

Mas não é qualquer lugar com vestígios que pode ser registrado como sítio arqueológico; apenas aqueles que apresentam relevância científica para a compreensão da história da humanidade. Você conhece algum? O Ministério do Turismo fez uma seleção que você pode visitar e se maravilhar em todo o país. Confira!

Parque Nacional Serra da Capivara (PI)

Localizado na cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, é um dos maiores e mais importantes complexos de arte rupestre do mundo. Abriga mais de 7.000 pinturas rupestres que datam de até 11.000 anos e retratam cenas da vida cotidiana, como caça, pesca e coleta de frutos, além de animais, plantas e figuras míticas.

Parque Nacional do Catimbau (PE)

Reúne 30 sítios arqueológicos, sendo o segundo maior parque arqueológico do Brasil. Contém diversas pinturas rupestres, com diferentes técnicas e estilos de pintura. Está localizado nos municípios de Buíque, Tupanatinga e Ibimirim, em Pernambuco.

Parque Arqueológico do Solstício (AP)

Fica em Calçoene, no Amapá e, além de pinturas rupestres, abriga um curioso círculo megalítico constituído por 127 rochas dispostas em formato circular, no topo de uma colina. Estima-se que esse círculo tenha entre 500 e 2 mil anos.

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG)

Localizado nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais, é um importante sítio arqueológico que dispõe de pinturas rupestres, sítios funerários e sambaquis que retratam cenas da vida cotidiana, como caça, pesca e coleta de frutos, bem como animais, plantas e figuras míticas.

Sítio Arqueológico Pedra Pintada (RO)

Fica em uma área particular no município de Pacaraima, em Roraima, mas está aberto à visitação. Contém diversos itens da pré-história brasileira, como pinturas rupestres, pedaços de cerâmica, ferramentas e outros artefatos. Abriga, ainda, diversas cavernas funerárias.

Sítio Arqueológico São João Batista (RS)

Localizado no município de Entre-Ijuís, no Rio Grande do Sul, guarda ruínas remanescentes da época das missões jesuítas, abrigando restos da estrutura de um cemitério, igreja e colégio, além de estradas e barragens históricas.

Sítio Arqueológico do Marajó (PA)

Na Ilha de Marajó, mais especificamente no município de Salvaterra, no estado do Pará, o Sítio Arqueológico de Marajó possui sítios funerários e sambaquis, que são montes de conchas que foram construídos por povos pré-coloniais para fins funerários.

Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202407/conheca-alguns-sitios-arqueologicos-brasileiros-que-sao-considerados-patrimonio-cultural-do-nosso-pais

Compartilhe

Filie-se

Faça a Diferença

Para iniciar seu processo de filiação, consulte e entre em contato com o diretório mais próximo do seu município: