Dedos formigando e coceira nas mãos: os sinais de túnel do carpo

As lesões por esforço repetitivo (LER) são uma das principais causas de afastamento do trabalho. As mãos, membros com grande responsabilidade na execução de tarefas do dia a dia, acabam sendo significativamente impactadas. No ano passado, segundo o Ministério da Previdência Social, a síndrome do túnel do carpo, por exemplo, afastou 24.002 pessoas do trabalho. O total representa, 33,15% a mais do que em 2022.

O que é a síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é uma condição médica que se caracteriza pela compressão do nervo mediano no punho. Esta é a neuropatia compressiva mais frequente do membro superior, afetando principalmente mulheres acima de 40 anos.

Dentre os sintomas mais comuns da síndrome estão:

Formigamento nos dedos;
Sensação de queimação ou coceira na mão;
Dificuldades em tarefas do dia a dia, como a fazer “pinça” com os dedos;
Dificuldades motoras, nos estágios mais severos.
“Um sintoma importante é a parestesia noturna, que é a queixa de despertar durante o sono devido ao formigamento na mão”, explica o Dr. Leonardo Kurebayashi, médico ortopedista cirurgião de mão e punho. Ele destaca que essa condição interfere significativamente na qualidade do sono e no descanso adequado.

Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/dedos-formigando-e-coceira-nas-maos-os-sinais-de-tunel-do-carpo,78d0493bec05de262df56467e08cbdfcllt5pmm0.html

Compartilhe

Filie-se

Faça a Diferença

Para iniciar seu processo de filiação, consulte e entre em contato com o diretório mais próximo do seu município: