As lesões por esforço repetitivo (LER) são uma das principais causas de afastamento do trabalho. As mãos, membros com grande responsabilidade na execução de tarefas do dia a dia, acabam sendo significativamente impactadas. No ano passado, segundo o Ministério da Previdência Social, a síndrome do túnel do carpo, por exemplo, afastou 24.002 pessoas do trabalho. O total representa, 33,15% a mais do que em 2022.
O que é a síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é uma condição médica que se caracteriza pela compressão do nervo mediano no punho. Esta é a neuropatia compressiva mais frequente do membro superior, afetando principalmente mulheres acima de 40 anos.
Dentre os sintomas mais comuns da síndrome estão:
Formigamento nos dedos;
Sensação de queimação ou coceira na mão;
Dificuldades em tarefas do dia a dia, como a fazer “pinça” com os dedos;
Dificuldades motoras, nos estágios mais severos.
“Um sintoma importante é a parestesia noturna, que é a queixa de despertar durante o sono devido ao formigamento na mão”, explica o Dr. Leonardo Kurebayashi, médico ortopedista cirurgião de mão e punho. Ele destaca que essa condição interfere significativamente na qualidade do sono e no descanso adequado.
Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/dedos-formigando-e-coceira-nas-maos-os-sinais-de-tunel-do-carpo,78d0493bec05de262df56467e08cbdfcllt5pmm0.html
Compartilhe
