Enem 2024: 1º dia teve prova ‘moderna’, recheada de temas sociais, e com nível de dificuldade médio

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve nível de dificuldade médio (dentro do esperado) e, para muitos, mais fácil do que a da edição aplicada no ano passado. Apesar disso, surpreendeu ao apresentar temas atuais, dando uma cara mais “moderna” ao exame, segundo educadores ouvidos pelo g1.

Três destaques do primeiro dia (e um bônus):

  • FILOSOFIA: Um dos destaques no quesito complexidade foram as questões sobre filosofia, que apresentaram um nível mais elevado do que o da prova no ano passado, exigindo mais conhecimentos de temas técnicos.
  • LINGUAGENS: Professores avaliaram que houve poucas dúvidas em relação às questões de gramática e texto, deixando a prova com nível médio, mas mais tranquila do que a de 2023. Apesar disso, questões foram extensas e exigiram boa gestão do tempo.
  • REDAÇÃO: Texto sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” não foi um tema óbvio, mas seguiu a tendência da prova e foi considerado de fácil abordagem.
  • TEMAS SOCIAIS: Em uma prova marcada por abordar temas relevantes para a sociedade, as frases de capa de cada caderno foram retiradas de obras de Carolina Maria de Jesus.

A prova aplicada neste domingo (3) era composta por 90 questões de linguagens e ciências humanas, contando também com línguas estrangeiras e uma redação dissertativa-argumentativa. Ao todo, os alunos tinham cinco horas e meia para resolver todos os itens.

“De modo geral, a prova teve um nível de desafio médio. Contudo, o estudante que se preparou e realizou questões de anos anteriores não enfrentou grandes dificuldades, tendo como principal desafio a gestão do tempo”, avalia Luiz Otávio Ciurcio Neto, coordenador do Poliedro Curso São Paulo.

Para Luiz Otávio Ciurcio Neto, coordenador do Poliedro Curso São Paulo, as questões corresponderam às expectativas sobre o exame. “Foi uma prova extensa, em que a leitura era a principal ferramenta, como já é característico do 1º dia”, afirma Neto.

Diogo D’ippolito, coordenador do Colégio e Sistema pH, avalia que a prova do primeiro dia de Enem 2024 foi de média complexidade, e que manteve o padrão característico, tanto no formato quanto no conteúdo cobrado.

Os temas que contextualizaram as questões do exame foram o grande destaque, segundo os professores. Para Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora Pedagógica do Objetivo, o exame se apresentou moderno e bem antenado com questões sociais de mulheres, indígenas e negros.

Abaixo, confira a análise de professores sobre cada disciplina cobrada na prova deste domingo. As questões de educação física apareceram de maneira muito interdisciplinar, segundo professores. Por isso, não são comentadas abaixo.

Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/enem/2024/noticia/2024/11/03/enem-2024-1o-dia-teve-prova-moderna-recheada-de-pautas-sociais-e-com-nivel-de-dificuldade-medio.ghtml

Compartilhe

Aproveite para cadastrar seu e-mail e receber todas as novidades!
Leia também:
Filie-se

Faça a Diferença

Para iniciar seu processo de filiação, consulte e entre em contato com o diretório mais próximo do seu município: